Teores de nutrientes da folha bandeira e grãos de aveia-preta em função da adubação fosfatada e postássica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p833Palavras-chave:
Avena strigosa, Fósforo. Potássio. Macronutrientes. MicronutrientesResumo
A aveia-preta (Avena strigosa Schreber) tem sido comumente utilizada para adubação verde, rotação de culturas no sistema de plantio direto, em cultivo no outono-inverno e ainda, para pastejo, fenação e ensilagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de macro e micronutrientes da folha bandeira e dos grãos de aveia-preta cv. Comum em função da adubação fosfatada e potássica. O experimento foi realizado em condições de campo, em Nitossolo Vermelho, em Botucatu-SP. Os tratamentos constaram de três doses de superfosfato simples (0, 40 e 80 kg ha-1 de P2O5) e três doses de cloreto de potássio (0, 20 e 40 kg ha-1 de K2O) dispostos em esquema fatorial (3 x 3), sob o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. A adubação foi feita no sulco de semeadura. Em todas as parcelas foi aplicado sulfato de amônio, sendo 20 kg ha-1 de N na semeadura e 30 kg ha-1 em cobertura no final do perfilhamento. Os teores de Ca, Mg, S, Fe, Mn, Cu e Zn da folha bandeira e de P e K dos grãos foram influenciados pela adubação fosfatada. A adubação potássica não influenciou os teores de macro e micronutrientes da folha bandeira e dos grãos em aveia preta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.