Teste de comprimento de plântula na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Erythrina velutina Willd
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p793Palavras-chave:
Mulungu, Germinação, VigorResumo
Dentre os testes de vigor, o teste de comprimento de plântulas tem potencial para fornecer informações complementares às obtidas no teste de germinação e que possibilitem estimar o potencial de emergência de plântulas em campo. Deste modo, objetivou-se averiguar a possibilidade de utilização do teste de comprimento de plântulas como um método de vigor para classificar lotes de sementes de Erythrina velutina. A qualidade fisiológica de cinco lotes de E. velutina foi avaliada por testes de viabilidade e vigor, desenvolvidos em laboratório e campo. O comprimento da raiz das plântulas de E. velutina foi mais sensível para diferenciar lotes do que os métodos tradicionais. O comprimento de plântulas, ou de suas partes, distinguiu os cinco lotes de sementes somente quando seus resultados médios foram divididos pelo número de sementes em teste, mostrando ser a forma mais eficaz para classificar lotes de alta qualidade e com diferenças sutis de vigor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Roberta Sales Guedes, Edna Ursulino Alves, Edilma Pereira Gonçalves, Jeandson Silva Viana, Matheus Serrano de Medeiros, Cosmo Rufino de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













