Leptospirose em animais do biotério central do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2000v21n1p19Palavras-chave:
Leptospirose, Biotério, Soroaglutinação microscópica.Resumo
A leptospirose tem sido descrita em biotérios de vários países, acometendo camundongos, ratos albinos, cobaios, cães, coelhos e macacos além do manipuladores. O Biotério Centrai do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina mantém e cria várias espécies de animais além de receber cães de rua, capturados em municípios do Estado do Paraná. Neste trabalho foram utilizados para a pesquisa de leptospirose, soros de 325 ratos wistar, 323 camundongos albinos. 289 cães de rua, 135 coelhos, 119 cobaios, além de 57 ratos pretos capturados nas proximidades do biotério. A prova de somaglutinação microscópica com 22 soroiipos de Lepiospira interrogans mostrou resultados positivos em 110 cães e um cobaio, sendo encontrado anticorpos principalmente contra os soroiipos canicola (62. 7%). pyrogenes (51.8%). castellonis (30,9%) e icterohaemorrhagiae (23.6%). A pesquisa direta de leptospira em 574 amostras de urina (282 camundongos, 224 ratos wistar, 29 ratos pretos, 24 cães. 13 coelhos e dois cobaios) em microscópio dc campo escuro apresentou resultado positivo em seis cães. Não foi possível o isolamento de Leptospira spp em sete amostras de rins e urina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.