Leptospirose em animais do biotério central do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2000v21n1p19Palavras-chave:
Leptospirose, Biotério, Soroaglutinação microscópica.Resumo
A leptospirose tem sido descrita em biotérios de vários países, acometendo camundongos, ratos albinos, cobaios, cães, coelhos e macacos além do manipuladores. O Biotério Centrai do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina mantém e cria várias espécies de animais além de receber cães de rua, capturados em municípios do Estado do Paraná. Neste trabalho foram utilizados para a pesquisa de leptospirose, soros de 325 ratos wistar, 323 camundongos albinos. 289 cães de rua, 135 coelhos, 119 cobaios, além de 57 ratos pretos capturados nas proximidades do biotério. A prova de somaglutinação microscópica com 22 soroiipos de Lepiospira interrogans mostrou resultados positivos em 110 cães e um cobaio, sendo encontrado anticorpos principalmente contra os soroiipos canicola (62. 7%). pyrogenes (51.8%). castellonis (30,9%) e icterohaemorrhagiae (23.6%). A pesquisa direta de leptospira em 574 amostras de urina (282 camundongos, 224 ratos wistar, 29 ratos pretos, 24 cães. 13 coelhos e dois cobaios) em microscópio dc campo escuro apresentou resultado positivo em seis cães. Não foi possível o isolamento de Leptospira spp em sete amostras de rins e urina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Donizeti Rodrigues Belitardo, Júlio César de Freitas, Ernst Eckehardt Muller

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













