Prevalência e fatores associados à infecção pelo vírus da diarréia viral bovina na região Sul do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p269Palavras-chave:
Bovinos, problemas reprodutivos, epidemiologiaResumo
O presente estudo teve como objetivo estimar a prevalência e determinar os principais fatores associados à infecção pelo vírus da diarréia viral bovina (BVDV) no rebanho bovino dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Amostras de soro foram submetidas à prova de soroneutralização e, em cada propriedade avaliada, aplicou-se um questionário epidemiológico para investigar fatores que poderiam estar associados à infecção. As amostras de soro foram coletadas em 85 propriedades, cujos animais apresentavam ou não sinais clínicos de infecção pelo BVDV. Das 1.734 amostras de soro analisadas, 1.150 (66,32%) foram positivas com a detecção de bovinos sorologicamente positivos em 70 (82,35%) propriedades. Dentre os fatores avaliados, exploração mista, criação extensiva, realização de ordenha mecânica, uso de inseminação artificial ou de inseminação artificial associada à monta natural, uso de piquete de parição e ausência de assistência veterinária, apresentaram significância estatística (p < 0,05) associada à soropositividade. Os resultados obtidos demonstram a expressiva disseminação do BVDV no rebanho bovino dessa região do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.