Ocorrência de parasitos gastrintestinais em cães (Canis familiaris) com diarréia aguda oriundos da região metropolitana de Londrina, Estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p257Palavras-chave:
Cães, diarréia aguda, parasitos gastrintestinais, helmintos, protozoáriosResumo
Foram examinadas 150 amostras de fezes colhidas de cães com diarréia aguda (Grupo 1), e outras 50 de animais sem diarréia (Grupo 2), atendidos entre outubro de 2004 e outubro 2005, no Hospital Veterinário Escola da Universidade Estadual de Londrina. Dos 150 animais do G1, 44 (29,3%) estavam infectados por helmintos e/ou protozoários, sendo que destes, 32 (72,7%) apresentavam infecção simples e 12 (27,3%) infecções múltiplas. Os gêneros identificados nestes animais foram: Giardia sp. (9,3%), Cystoisospora sp. (7,3%), Ancylostoma sp. (7,3%), Entamoeba sp. (6,7%), Toxocara sp. (4%), Pentatrichomonas hominis (3,3%) e Trichuris vulpis (1,3%). Dos 50 animais sem diarréia, seis (12%) eram positivos, dois (4%) para Ancylostoma sp., três (6%) para Giardia sp. e um (2%) para Ancylostoma sp. e Cystoisospora simultaneamente. Houve relação estatisticamente significativa (P=0,005) entre o parasitismo e a ocorrência de diarréia, assim como entre a faixa etária e a proporção de infecções (p < 0,001), porém, machos e fêmeas foram igualmente acometidos (P=0,08). O número de cães com raça definida foi significativamente maior do que de cães sem definição racial (P = 0,01). Os resultados demonstram a importância de realização periódica de exames parasitológicos em cães com e sem diarréia para tratamento específico e adoção medidas de controle e profilaxia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.