Sistema radicular de três porta-enxertos para lima ácida ‘tahiti’ no estado do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p187Palavras-chave:
Desenvolvimento radicular, limão cravo, citrumelo swingle, flying dragon, imagens digitaisResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento radicular de três porta-enxertos para lima ácida ‘Tahiti’ [Citrus latifolia (Yu.Tanaka) Tanaka]: limão Cravo (C. limonia Osbeck); citrumelo Swingle [Poncirus trifoliata (L.) Raf. x C. paradisi Macf.]; trifoliata Flying Dragon (P. trifoliata (L.) Raf.var. (FD), no município de José de Freitas, Piauí, localizado a 04º 52’ latitude S e 42º 42’ longitude W, e altitude de 110m, onde predomina clima Aw. Foram abertas trincheiras com quatro repetições, para colocação de quadro-gabarito de madeira, com divisórias de 0,1 m na profundidade por 0,2 m na largura, perfazendo cinco camadas na profundidade e seis posições na largura, definindo quadrículas de 200 cm2 na parede das trincheiras, de onde foram obtidas fotografias digitais. Estas fotografias foram analisadas pelo software SIARCS 3.0 para dimensionamento do sistema radicular e os dados obtidos, submetidos à análise de variância e posteriormente ao teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado. Os sistemas radiculares dos porta-enxertos tiveram concentração de 90% até a profundidade de 0,4 m, sendo que nos primeiros 0,2 m concentrou-se 60% do comprimento das raízes. O sistema radicular do limão Cravo demonstrou ser superior, em comprimento (cm.200 cm-2), aos dos porta enxertos trifoliata Flying Dragon e citrumelo Swingle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.