Período total de prevenção a interferência das plantas daninhas na cultura da alface cultivar Solaris
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1299Palavras-chave:
Lactuca sativa L., Matointerferência, CompetiçãoResumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar o período total de prevenção à interferência (PTPI) das plantas daninhas na cultura da alface do tipo crespa, cultivar Solaris. O experimento foi instalado na Universidade Estadual de Londrina, no período de outono/ inverno de 2008. A cultura permaneceu livre da interferência das plantas daninhas desde o transplante até: 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 dias. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. A comunidade infestante da área foi composta principalmente de Bidens pilosa, Amaranthus hybridus, Oxalis corniculata, Euphorbia heterophylla, Spinacia oleracea, Commelina benghalensis e Lepidium virginicum. As massas seca e fresca das plantas daninhas e o número de folhas da cultura foram determinados. Admitindo-se 5% de tolerância na redução da produtividade da cultura, o período total de prevenção à interferência (PTPI) ocorreu 21 dias após o transplante. A interferência das plantas daninhas durante todo o ciclo de vida da alface reduziu a produtividade em 25%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.