Qualidade microbiológica, detecção de genes de enterotoxinas e resistência antimicrobiana de Staphylococcus aureus isolados de leite e queijo de Coalho

Autores

  • Cecília Teresa Muniz Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Diêgo Sávio Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Vanessa Solano Veloso Universidade Federal do Piauí
  • Sabina dos Santos Paulino Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leidiane Sousa Santos Universidade Federal do Piauí
  • Anísio Ferreira Lima Neto Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Felipe Araújo de Alcantara Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Maria Celeste Nunes de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria José dos Santos Soares Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1957

Palavras-chave:

Resistência antimicrobiana, Produtos lácteos, Queijo de coalho, Genes de enterotoxinas estafilocócicas, Staphylococcus aureus.

Resumo

Este estudo avaliou a qualidade microbiológica de amostras de leite e queijo de Coalho, a prevalência de genes das enterotoxinas, a resistência antimicrobiana e o fenótipo de resistência MLSB por meio do D-teste, em cepas de Staphylococcus aureus isoladas destes produtos. Foram analisadas 70 amostras de leite e queijo de coalho. Cepas de S. aureus foram identificadas por meio de testes bioquímicos. A presença de genes se (sea-see) foi verificada pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). A sensibilidade antimicrobiana das cepas de S. aureus foi avaliada para 13 antimicrobianos, utilizando a técnica de difusão em disco e o ensaio de difusão de disco duplo (D-teste), para determinar o fenótipo de resistência induzível à lincosamidas. A quantidade de enterotoxina estafilocócica suficiente para causar a intoxicação alimentar é geralmente observada quando a população de estafilococos excede a contagem de 105 UFC mL-1 g-1. Neste estudo, nenhuma das amostras de leite analisadas apresentou esta contagem, entretanto, 73,3 % (22/30) das amostras de queijo de Coalho ultrapassaram este valor. Um total de 109 isolados foram identificados como S. aureus. A presença de genes de enterotoxinas foi detectada em 25,7% destas estirpes, ocorrendo amplificação apenas para o gene sec. A maioria destas bactérias (78,5 %) apresentaram resistência a um ou mais de dois agentes antimicrobianos. O D-teste demostrou que 25,0 % dos isolados resistentes à eritromicina tinham o fenótipo de resistência constitutiva e 3,8 % tinham o fenótipo de resistência induzível à clindamicina. Estes resultados indicam que estes produtos lácteos representam um risco para a saúde, desde que essas bactérias podem causar doenças de origem alimentar ou podem ser um possível caminho para a transferência de cepas resistentes aos antimicrobianos para os seres humanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cecília Teresa Muniz Pereira, Universidade Federal do Piauí

Tecnólogo de Alimento, Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, PPGAN, Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Centro de Ciências da Saúde, Campus da Ininga, Teresina, PI, Brasil.

Diêgo Sávio Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Tecnólogo de Alimento, Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, PPGAN, Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Centro de Ciências da Saúde, Campus da Ininga, Teresina, PI, Brasil.

Vanessa Solano Veloso, Universidade Federal do Piauí

Discente, Curso de Graduação em Medicina Veterinária, UFPI, Centro de Ciências Agrárias, Campus do Socopo, Teresina, PI, Brasil.

Sabina dos Santos Paulino Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente, Curso de Graduação em Biomedicina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Centro de Biociências, Campus Universitário Lagoa Nova, Natal, RN, Brasil.

Leidiane Sousa Santos, Universidade Federal do Piauí

Médica Veterinária, Discente, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UFPI, Centro de Ciências, Agrárias, Campus do Socopo, Teresina, PI, Brasil.

Anísio Ferreira Lima Neto, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Médico Veterinário, Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA-Meio Norte, Teresina, PI, Brasil.

Felipe Araújo de Alcantara Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Biomédico, Técnico de Laboratório, Departamento de Morfofisiologia Veterinária, UFPI, Centro de Ciências, Agrárias, Campus do Socopo, Teresina, PI, Brasil.

Maria Celeste Nunes de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profª, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, UFRN, Centro de Biociências; Natal, RN, Brasil.

Maria José dos Santos Soares, Universidade Federal do Piauí

Profa, Departamento de Morfofisiologia Veterinária, UFPI, Centro de Ciências Agrárias, Campus do Socopo, Teresina, PI, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Pereira, C. T. M., Oliveira, D. S. V. de, Veloso, V. S., Silva, S. dos S. P., Santos, L. S., Lima Neto, A. F., Oliveira, F. A. de A., Melo, M. C. N. de, & Soares, M. J. dos S. (2018). Qualidade microbiológica, detecção de genes de enterotoxinas e resistência antimicrobiana de Staphylococcus aureus isolados de leite e queijo de Coalho. Semina: Ciências Agrárias, 39(5), 1957–1968. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1957

Edição

Seção

Artigos