Desempenho de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em resposta a aplicação de ácidos húmicos e bactérias promotoras do crescimento vegetal

Autores

  • Hend Pereira de Oliveira Analista de Qualidade da Empresa Hidrosabor
  • Raphael Oliveira de Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Marihus Altoé Baldotto Universidade Federal de Viçosa
  • Messias Antônio Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Lílian Estrela Borges Baldotto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1365

Palavras-chave:

Bactérias diazotróficas, Burkholderia sp, Matéria orgânica do solo, Saccharum officinarum, Substâncias húmicas.

Resumo

O cultivo da cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas tem permitido a redução do volume gasto de colmos por hectare, o aumento da taxa de multiplicação, da sanidade das mudas e da uniformidade do plantio. Contudo, por ter sido proposto há pouco tempo, o número de trabalhos com essa nova tecnologia ainda é escasso, especialmente quanto ao comportamento dessas mudas frente à inoculação com bactérias promotoras de crescimento de plantas. Hipótese desse trabalho propõe que é possível combinar o efeito de promoção do crescimento vegetal dos ácidos húmicos (AH) com a inoculação de estirpes selecionadas de bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP) com vias a obtenção de respostas superiores à aplicação isolada de ambos na produção mudas de cana de açúcar. Para avaliar o potencial do uso combinado de AH e bactérias diazotróficas endofíticas como insumo agrícola, foi instalado um experimento com microtoletes de cana-de-açúcar em casa de vegetação. Os tratamentos incluiram o controle, BPCP, AH e BPCP com AH. Ao final do experimento (60 dias após o plantio) as plantas foram avaliadas biometricamente. Os resultados demonstraram ser possível combinar os efeito dos AH com a inoculação de estirpes selecionadas de BPCP (Burkholderia sp.) com maior desenvolvimento das mudas comparadas com o tratamento isolado com AH e BPCP. AH, BPCP, e AH + BPCP aumentaram a matéria seca total em 23%, 25%, e 36%, com relação ao controle respectivamente. Assim, o uso de biorreguladores a base de AH combinados com BPCP é positivo e complementar comparativamente aos insumos geralmente usados no tratamento de microtoletes para a produção de mudas de cana de açúcar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hend Pereira de Oliveira, Analista de Qualidade da Empresa Hidrosabor

Engª Agrª, Analista de Qualidade da Empresa Hidrosabor®, Florestal, MG, Brasil.

Raphael Oliveira de Melo, Universidade Federal de Viçosa

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Marihus Altoé Baldotto, Universidade Federal de Viçosa

Prof., Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil.

Messias Antônio Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Prof., Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil.

Lílian Estrela Borges Baldotto, Universidade Federal de Viçosa

Profa, Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, UFV/CAF, Florestal, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Oliveira, H. P. de, Melo, R. O. de, Baldotto, M. A., Andrade, M. A., & Baldotto, L. E. B. (2018). Desempenho de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em resposta a aplicação de ácidos húmicos e bactérias promotoras do crescimento vegetal. Semina: Ciências Agrárias, 39(3), 1365–1370. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1365

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)