Eficácia de Cratylia argentea como suplemento alimentar animal no controle das nematodioses gastrointestinais em ovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p657Palavras-chave:
Eficácia anti-helmíntica, Cratylia sp, Helmintos gastrintestinais, Pequenos ruminantes.Resumo
Os nematódeos gastrointestinais são considerados um dos problemas sanitários mais importantes dos ruminantes no mundo, seja em infecções isoladas ou atuando com outros patógenos, são responsáveis por severas perdas econômicas relacionadas à produção animal. O controle dos endoparasitas em pequenos ruminantes normalmente é feito por meio de drogas anti-helmínticas. No entanto, determinadas cepas de endoparasitos são resistentes a esses fármacos. A suplementação da dieta com alimentos ricos em proteína é uma estratégia para reduzir o impacto negativo das parasitoses gastrointestinais. Cratylia argentea tem efeito anti-helmíntico, além de outras características que favorecem seu uso como suplemento para alimentação animal. No presente estudo, borregas cruzadas foram subdivididas em grupos homogêneos e alimentadas com C. argentea (G1), C. argentea mais Brachiaria spp. (G2) ou apenas Brachiaria spp. (G3). Os animais do grupo G1 apresentaram menor valor médio de ovos por grama de fezes (OPG) aos 42 dias (p0,05), indicando ausência de anemia e volume globular normal. Isso reforça a importância da avaliação por OPG, que é um método quantitativo e não depende de interpretação subjetiva de resultados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.