Desenvolvimento da videira ‘Itália Melhorada’ sob diferentes porta-enxertos na Região do Semiárido Potiguar, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1867Palavras-chave:
Videira, Uva, Fenologia, Índices biometeorológicos, Vitis vinifera.Resumo
O experimento foi realizado na região de Mossoró -RN, em fevereiro de 2013 com objetivo de descrever a fenologia, estimar a índices biometeorológicos e realizar a caracterização química da videira ‘Itália Melhorada’ (Vitis vinifera L) sob três porta-enxertos diferentes (IAC 313, IAC572 e IAC766) em dois ciclos de produção nas condições no Semiárido. A duração do 1º ciclo foi de 115 dias, com poda realizada em 19/04/2013, e de 111 dias para o 2° ciclo, com poda realizada em 25/09/2013. A soma térmica necessária no primeiro ciclo foi 1258,27 GD e no segundo foi 1290,50 GD. O índice heliotérmico de Geslin (IHG) observado para o 1º ciclo foi de IHG 352,84 e para o segundo foi de IHG 371,17. Os porta-enxertos não influenciaram os fatores avaliados (fenologia, ATT, SST e STT/ATT) em nenhum dos dois ciclos de produção de ‘Itália Melhorada’, concluindo-se que os porta-enxertos podem ser usados indistintamente, porém a análise revelou diferenças entre ciclos para SST e SST/ATT das bagas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.