Riqueza e abundância de espécies lenhosas em reflorestamento de Pinus taeda L. e Floresta Ombrófila Mista no Centro - Leste do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1361Palavras-chave:
Reflorestamento comercial, Cobertura de dossel, Síndrome de dispersãoResumo
Este estudo foi realizado em duas áreas distintas (floresta secundária e um reflorestamento de Pinus taeda) no Parque Ecológico da Klabin S. A (Telêmaco Borba, PR), com seis parcelas em cada local. O objetivo foi averiguar a riqueza e abundância de espécies lenhosas, relacionando-as à cobertura do dossel, distância da borda e quantidade de serapilheira, bem como às síndromes de dispersão ocorrentes e ao tamanho dos propágulos. Foram amostrados 134 indivíduos, pertencentes a 39 espécies. A serapilheira não influenciou a riqueza e abundância das espécies em ambos locais, entretanto a riqueza se correlacionou positivamente com a cobertura do dossel e a distância da borda. A síndrome de dispersão predominante nas duas áreas foi a zoocoria, não ocorrendo diferenças no tamanho dos diásporos para os sítios estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.