Teste de tetrazólio para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de melancia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p365Palavras-chave:
Citrullus lanatus, Cucurbitáceas, Viabilidade, Vigor, Pré-condicionamento.Resumo
O teste de tetrazólio é um dos métodos mais promissores para estimar, de forma rápida, a viabilidade e o vigor das sementes. Sua utilização em sementes de melancia requer cuidados na embebição e manuseio pela presença de camada mucilaginosa aderente ao tegumento. O objetivo do trabalho foi definir o tempo de embebição e do método de escarificação para retirada da mucilagem, no pré-condicionamento do teste de tetrazólio, sementes de diferentes cultivares de melancia. As sementes foram imersas em água a 30oC por 12 e 18 horas, e escarificadas em cal, areia fina e areia grossa. Após corte longitudinal na porção distal ao eixo embrionário, os tegumentos foram retirados e os embriões permaneceram em água por mais 2 horas a 30oC para remoção manual da membrana remanescente. Após definição do método ideal de précondicionamento, os embriões foram imersos em soluções de tetrazólio nas concentrações de 0,075%; 0,5% e 1% por três e quatro horas a 30oC. A imersão das sementes de melancia em água a 30oC por 12 horas, retirada da mucilagem com areia fina, corte longitudinal na porção distal ao eixo embrionário e remoção do tegumento, seguido da permanência dos embriões em água por 2 horas a 30oC para retirada manual da membrana interna e imersão na solução de tetrazólio a 0,075% por 4h a 30oC são procedimentos adequados para avaliação da qualidade de sementes de melancia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.