Uso de membrana biossintética a base de celulose na regeneração tecidual guiada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p701Palavras-chave:
Regeneração tecidual guiada, Cartilagem articular, Membrana de celulose.Resumo
A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) consiste numa modalidade de tratamento regenerativo que requer a colocação de uma barreira física sobre o defeito ósseo, de modo que a proliferação de tecidos moles adjacentes para dentro da área protegida seja evitada. Assim, a regeneração óssea guiada permite que células com potencial osteogênico das margens ósseas existentes invadam o espaço criado e produzam osso. As barreiras físicas devem ser biocompatíveis, permitir a oclusão celular, manutenção do espaço, integração tecidual e facilidade de uso. Podem ser oclusivas ou permeáveis, absorvíveis ou nãoabsorvíveis. Dentre os vários tipos de barreiras físicas existentes no mercado, a membrana biossintética a base de celulose vem se destacando, pois, além de possuir as características necessárias para a RTG, trata-se de um produto nacional desenvolvido a baixos custos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.