Parasitóides de dípteros coletados em um matadouro de Tupaciguara, Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p695Palavras-chave:
Hymenoptera, Díptera, Armadilha, Isca, Controle biológico.Resumo
Espécies de parasitóides associados com dípteros sinantrópicos foram coletados em fígado bovino no matadouro de Tupaciguara, Estado de Minas Gerais, de março a dezembro de 2005. As pupas foram obtidas pelo método de flotação. Elas foram individualizadas em cápsulas de gelatina até a emergência dos adultos de dípteros ou de seus parasitóides. A porcentagem total de parasitismo foi 14,1%. Os parasitóides Brachymeria podagrica (Fabricius) (Hymenoptera: Chalcididae), Hemencyrtus sp. (Hymenoptera: Encyrtidae), Nasonia vitripennis (Walker) (Hymenoptera: Pteromalidae), Neralsia sp. (Hymenoptera: Figitidae), Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani) (Hymenoptera: Pteromalidae) e Spalangia endius Walker (Hymenoptera: Pteromalidae) apresentaram uma porcentagem de parasitismo de 0,6%, 0,7%, 0,8%, 0,1%, 11,6% e 0,3%, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.