Primeiro registro de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em carambola nos municípios de Teresina, Altos e Parnaíba no estado do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p629Palavras-chave:
Ceratitis capitata, Averrhoa carambola, Anastrepha fraterculus, Ocorrência.Resumo
O presente trabalho visou conhecer as espécies de moscas-das-frutas associadas à carambola (Averrhoa carambola L.) em três municípios do Estado do Piauí, bem como determinar a freqüência e o índice de infestação desses insetos. Os frutos foram coletados durante os meses de agosto e setembro de 2005, colocados em bandejas plásticas com solo esterilizado, armazenados em gaiolas metálicas e deixados em temperatura ambiente no laboratório. Até a emergência dos adultos, estes foram acondicionados em frascos contendo álcool 70% e posteriormente identificados em nível de espécie. O maior índice de infestação (moscas/fruto) de C. capitata ocorreu no município de Altos (3,66), seguido pelos municípios de Teresina e Parnaíba que apresentaram índice de infestação de 2,18 e 0,016, respectivamente. C. capitata foi a espécie mais freqüente em todos os municípios, apresentando freqüências de 100%, 96,5%, 100% em Teresina, Altos e Parnaíba, respectivamente. Ceratitis capitata é registrada pela primeira vez em frutos de carambola nos municípios piauienses de Teresina, Altos e Parnaíba. Anastrepha fraterculus é registrada pela primeira vez no município de Altos. A. fraterculus e C. capitata ocorrem simultaneamente em frutos de carambola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.