Coleobrocas (Coleoptera: Cerambycidae, Curculionidae) associadas a restos culturais da cultura da manga (Mangifera indica L. – Anacardiaceae) no município de José de Freitas – Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p623Palavras-chave:
Coleópteros, Pomar, Mangueira.Resumo
As coleobrocas usam a madeira para realizar o seu ciclo de vida, fazendo galerias e causando danos na estrutura da planta e em certas situações, permitindo a entrada de patógenos. Este trabalho foi realizado de janeiro a maio de 2005 objetivando identificar e obter informações sobre as espécies de coleobrocas associadas a restos de cultura em área de cultivo de manga, no município de José de Freitas-Piauí. Foram coletados em cada área das variedades Tommy Atkins, Keitt, Kent e Palmer, dez ramos caídos, com aproximadamente 50 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, que foram levados ao laboratório de Fitossanidade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí. As coleobrocas adultas foram retiradas da madeira, montadas em alfinetes entomológicos e enviadas ao Instituto Biológico em São Paulo-SP para identificação das espécies. Foram coletadas as coleobrocas Hypothenemus sp. (Coleoptera: Curculionidae: Scolytinae), Xyleborus sp. (Coleoptera: Curculionidae: Scolytinae) e Orthostoma chryseis (Bates, 1970) (Coleoptera: Cerambycidae).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.