Acompanhamento sorológico e molecular do sorovar hardjo no diagnóstico de leptospirose em um rebanho bovino leiteiro

Autores

  • Vanessa Yumi Hashimoto Agência de Defesa Agropecuária do Paraná
  • Roberta Torres Chideroli Universidade Estadual de Londrina
  • Juliane Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri Alcindo Alfieri Universidade Estadual de Londrina
  • Geraldo Marcio da Costa Universidade Federal de Lavras
  • Ulisses de Padua Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Julio Cesar de Freitas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3155

Palavras-chave:

Epidemiologia, Leptospira, Portadores renais, Soroaglutinação microscópica.

Resumo

Os bovinos são considerados hospedeiros do sorovar Hardjo, causando prejuízos econômicos devido aos problemas reprodutivos como abortos e infertilidade. O sorovar Hardjo costuma permanecer no trato reprodutivo e também nos túbulos renais onde é eliminado de forma intermitente na urina por meses. Restos placentários, o feto abortado e a urina contaminada favorecem a permanência dessa bactéria dentro do rebanho por anos. Assim, o objetivo deste estudo foi monitorar por período prolongado, vacas naturalmente infectadas por Leptospira ssp. através de cultura microbiológica, exame sorológico e detecção de DNA do patógeno na urina. O rebanho leiteiro estudado era constituído por 50 vacas reprodutoras com histórico de abortos e infertilidade, sem uso de vacina contra a leptospirose e localizada na região Norte do Paraná. As amostras de sangue e urina foram coletadas e submetidas a análises laboratoriais em cinco vezes em intervalos espaçados de quatro meses. As amostras de sangue foram coletadas dos 50 animais e o soro foi submetido ao teste de soroaglutinação microscópica (SAM) para detecção de anticorpos anti-leptospira. Do total vacas, 20 demonstraram títulos de anticorpos ? 1: 100 na SAM e foram coletadas amostras de urina apenas destes animais com maiores título para realizar a nested-PCR (n-PCR) e isolamento bacteriano por cultura. Adicionalmente, foram coletadas duas amostras de urina de cinco animais com títulos de anticorpos < 1: 100 na SAM para n-PCR. O Sorovar Hardjo foi considerado como sendo o mais frequente durante o monitoramento sorológico dos animais avaliados. A técnica de n-PCR foi capaz de detectar DNA leptospiral na urina de animais com títulos de anticorpos ? 1: 100 e na urina de animais cujos títulos eram < 1:100. O sequenciamento dos amplicons leptospíricos compartilhou 100% de identidade da sequência de nucleotídeos com a espécie Leptospira interrogans. Os resultados positivos da n-PCR dos animais com títulos < 1: 100 sugerem que a diminuição do ponto de corte da SAM pode não ser suficiente para detectar os portadores renais, por isso também é importante usar a n-PCR como uma ferramenta diagnóstica adicional para identificar os animais infectados com serovar Hardjo e cuja sorologia foi negativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Yumi Hashimoto, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

Médica Veterinária, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, PR, Brasil.

Roberta Torres Chideroli, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Discente de Doutorado em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Juliane Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Discente de Doutorado em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Amauri Alcindo Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Médico Veterinário, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Geraldo Marcio da Costa, Universidade Federal de Lavras

Prof. Dr., Médico Veterinário, Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Ulisses de Padua Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Médico Veterinário, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Julio Cesar de Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Médico Veterinário, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Hashimoto, V. Y., Chideroli, R. T., Ribeiro, J., Alfieri, A. A., Costa, G. M. da, Pereira, U. de P., & Freitas, J. C. de. (2017). Acompanhamento sorológico e molecular do sorovar hardjo no diagnóstico de leptospirose em um rebanho bovino leiteiro. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 3155–3164. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3155

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>