Comportamento sexual de reprodutores ovinos morada nova durante estação reprodutiva no semiárido em sistema de criação semi-intensiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3657Palavras-chave:
Cortejo sexual, Etologia, Reprodução.Resumo
objetivou-se a partir desse trabalho avaliar o comportamento sexual de reprodutores ovinos da raça Morada Nova criados no semiárido brasileiro, durante períodos seco e chuvoso, em criação semi-intensiva. Os dados comportamentais foram coletados a partir de 4 carneiros frente a114 fêmeas, 55 fêmeas durante período chuvoso e 59 no período seco. As observações foram realizadas para ambos períodos, das 06h00 às 17h00, totalizando 11 horas de avaliação diária. Os comportamentos foram obtidos de forma contínua e classificadas como ‘evento’ (frequência de execução) e ‘estado’ (tempo de execução). Durante o período chuvoso, os reprodutores mostraram comportamentos sexuais mais eficientes resultando em menor tempo de reação (TR) e menor frequência de tentativas de monta (NST) com 122s e 2,97, respectivamente. Em contrapartida, durante o período seco os comportamentos sexuais: cheirar a região urogenital da fêmea (CRUF), exposição do pênis (EXP), cabecear (CAB) e cortejar fêmeas (COR) foram acentuados, com ênfase durante o turno da tarde aliado ao reflexo de flehmen (RF). Os machos expressaram comportamentos sexuais de cortejo mais evidente no período chuvoso nos turnos finais de avaliação, em contrapartida, permaneceram sem atividade sexual mais frequente durante período seco. A intensidade das condutas comportamentais sexuais dos carneiros Morada Nova varia ao longo do dia, principalmente no período seco.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.