Avaliação citológica e microbiológica do lavado broncoalveolar em cães hígidos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p157Palavras-chave:
Lavado broncoalveolar, Cães, Cultura qualitativa, Citologia.Resumo
Objetivando-se padronizar a técnica transtraqueal para coleta do lavado broncoalveolar não broncoscópico, bem como caracterizar a celularidade e microbiota residente em lavados do trato respiratório inferior (TRI) de cães normais, da região de Presidente Prudente, foram estudados 30 cães saudáveis, machos e fêmeas, sem raça definida, adultos. Os animais foram tranqüilizados e então submetidos à coleta do lavado, pela técnica transtraqueal. Foram isolados microrganismos bacterianos e fúngicos, respectivamente em 46,67% e 16,67% dos animais pesquisados. Em 43,3% das amostras foram isolados dois ou mais microrganismos. As médias de unidades formadoras de colônia (UFC) por mililitro de lavado broncoalveolar, para bactérias e fungos, foram de 21540 ± 55289 e 13,33 ± 43,4, respectivamente. A citologia revelou predominância de macrófagos alveolares e pequenas quantidades de neutrófilos, linfócitos, eosinófilos, células epiteliais e bactérias, além de correlação positiva entre o escore de macrófagos e as contagens de UFC de bactérias. A técnica avaliada mostrou-se adequada e segura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.