Crescimento de chicória em diferentes estações do ano, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p455Palavras-chave:
Chicorium endivia, Primavera, Verão.Resumo
A falta de pesquisas sobre cultivares de chicória adaptadas a cada região, bem como informações técnicas sobre seu crescimento, tem sido alguns dos fatores relacionados a baixos rendimentos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento da cultura da Chicória em quatro estações do ano em Santa Maria- RS. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, 1 x 4, sendo uma cultivar de chicória (cultivar Escorola Lisa®) avaliada em quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera), com seis repetições. As avaliações foram realizadas de forma destrutiva a cada sete dias, a partir da data do transplantio até o ponto de colheita. Analisaram-se os seguintes componentes: número de folhas, número de restos, massa seca de discos, massa seca de folhas, caule e restos. Com os dados obtidos procedeu-se análise de variância, e apresentando resultados significativos, e as médias de cada estação do ano submetidas ao teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. A temperatura do ar e a radiação global apresentaram influência sobre o ciclo da cultura. Temperaturas mais baixas e menor incidência de radiação resultaram no maior ciclo da cultura, observado no outono. O crescimento da chicória foi influenciado pelas estações do ano no Rio Grande do Sul (RS), sendo que o verão e primavera finalizaram o ciclo antecipadamente às demais, apresentando maior área foliar. Verão e primavera são as estações mais indicadas para o cultivo da chicória no RS, Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.