Produção e plasticidade anatômica foliar de roseiras pulverizadas com paclobutrazol e daminozide
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3481Palavras-chave:
Anatomia foliar, Retardantes de crescimento, Rosa hybrida.Resumo
Objetivou-se com esse trabalho avaliar características fitotécnicas e alterações anatômicas quantitativas nas folhas de duas cultivares de roseira (Yellow Terrazza® e Red White Terrazza®), cultivadas em vaso em função da pulverização foliar de doses de paclobutrazol (0, 40, 60, 80 mg L-1) em um experimento e doses de daminozide (0, 2000, 4000, 6000, 8000 mg L-1) em outro. Os experimentos foram conduzidos em ambiente protegido e os tratamentos dispostos em esquema fatorial (cultivares x doses dos retardantes), em delineamento de blocos casualizados com cinco repetições. A cultivar Yellow Terrazza® apresentou plantas com maior altura, diâmetro floral e área foliar que a Red White Terrazza®. O aumento da dose dos retardantes nas duas cultivares reduziu altura e área foliar, promoveu mudanças na proporção dos tecidos, aumentou a espessura da lâmina foliar, mesofilo e dos parênquimas paliçádico e lacunoso. Os retardantes não influenciaram a espessura das epidermes das cultivares. O tecido parenquimático das cultivares apresenta plasticidade com aplicação dos retardantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.