Poda do pseudocaule e doses de nitrogênio e boro na produção de mudas de bananeira ‘Pacovan’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1205Palavras-chave:
Musa sp., Propagação, Perfilhos, ClorofilaResumo
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, entretanto, a expansão da bananicultura encontra uma série de entraves, dentre os quais a falta de mudas em quantidade e qualidade, necessárias para implantação de novos bananais. O objetivo deste experimento foi avaliar a influência da poda no pseudocaule com eliminação da gema apical do rizoma e de doses de nitrogênio e boro sobre a produção e o crescimento de mudas de bananeira. O experimento foi realizado no Centro de Formação de Tecnólogos da UFPB. O delineamento foi em blocos casualizados, com quatro blocos e nove plantas matrizes por parcela, sendo duas plantas úteis. Os fatores avaliados foram doses de N (0 a 240 g planta-1) e de B (0 a 2,2 g planta-1) combinados mediante a matriz experimental Composto Central de Box, originando nove tratamentos, aplicados com poda e sem poda no pseudocaule da planta matriz. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão. A poda do pseudocaule da planta principal, com a eliminação da gema apical do rizoma aumentou o número de perfilhos, com maior crescimento, exceto do diâmetro do rizoma, o qual diminuiu. Os teores foliares de clorofila total e de B também foram diminuídos nos perfilhos das bananeiras podadas. Para a produção de mudas da bananeira ‘Pacovan’, recomenda-se poda do pseudocaule da planta principal, com eliminação da gema apical do rizoma e aplicação de N.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.