Respostas clínicas à perda sanguínea aguda em caprinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p583Palavras-chave:
Choque, Hemogasometria, Hipovolemia, Sangue.Resumo
A resposta clínica à perda de sangue está diretamente relacionada ao grau de hemorragia, mas para a espécie caprinas alguns aspectos ainda precisam ser investigados. Deste modo o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos clínicos e hemodinâmicos da perda aguda de sangue em caprinos. Oito caprinos adultos, mestiços, hígidos, foram submetidas a punção jugular externa para remoção de 30% do volume total de sangue. Foi realizado exame clínico e análises hematológicas, hemogasométricas e bioquímicas no momento basal, antes da perda de sangue (T0), e uma (T1h), seis (T6h), 12 (T12h), 24 (T24h) e 72 (T72h) horas e oito (T8d), 16 (T16d), 24 (T24d) e 32 (T32d) dias após. As cabras apresentaram taquicardia, taquipneia e hipertermia uma hora após a perda de sangue com retorno aos valores fisiológicos em T6h. O volume globular diminuiu em T1h e a contagem de células vermelhas em T12h, ambos retornando valores basais em T24d. Houve uma redução nos níveis de proteína totais e albumina em T1h, e ambos permaneceram abaixo dos níveis basais até T16d e T8d, respectivamente. A concentração sérica de cálcio diminuiu durante o período T1h para T24h e a glicose aumentou no período T1h a T6h. Os valores de pH, TCO2, bicarbonato e excesso de base foram menores em T1h, enquanto o lactato aumentou acentuadamente neste momento. O pCO2 foi reduzida somente em T24h. As pressões sistólica (PS), diastólica (PD) e média (PM) diminuíram em T1h. A perda aguda de 30% do volume sangüíneo em cabras causou alterações nos parâmetros clínicos, hemogasométricos e bioquímicos, que foram restaurados ao longo de um período de seis horas, enquanto que as alterações hematológicas foram mais persistentes, com valores basais restaurados somente após 24 dias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.