Desenvolvimento pós-embrionário de Ceraeochrysa cincta (Schneider, 1851) (Neuroptera: Chrysopidae) alimentada com ovos de Diatraea saccharallis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1355Palavras-chave:
Crisopídeo, Alimentação larval, Controle biológicoResumo
Os crisopídeos são importantes predadores encontrados associados a diversos artrópodes-praga em diversos agroecossistemas. Para a criação massal desses predadores são utilizados tradicionalmente ovos de Sitotroga cerealella e de Anagasta kuehniella. Outros alimentos podem ser utilizados em substituição aos tradicionais, mas pouco se conhece sobre a biologia de crisopídeos e outros alimentos alternativos. Assim, este trabalho objetivou verificar o efeito de diferentes dietas sobre o desenvolvimento pós-embrionário dessa espécie em laboratório. Após a individualização em tubos de vidro, cada larva foi alimentada com ovos de S. cerealella e Diatraea saccharallis. Avaliou-se a duração, o peso e a viabilidade das larvas em cada ínstar, a duração o peso e viabilidade das fases de pré-pupa e pupa e a duração do período pós-embrionário. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com dez repetições por tratamento, cada uma constituída por cinco ovos ou larvas de C. cincta. As larvas foram pesadas 48 horas após a eclosão e 48 horas após cada ecdise, e as pré-pupas e pupas, 48 horas após iniciarem esses estágios Não houve interferência do tipo de alimento fornecido sobre os parâmetros avaliados. Desta forma, ovos de D. saccharallis podem ser utilizados para alimentação de C. cincta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.