Desenvolvimento pós-embrionário de Ceraeochrysa cincta (Schneider, 1851) (Neuroptera: Chrysopidae) alimentada com ovos de Diatraea saccharallis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae)

Autores

  • Luis Gustavo Amorim Pessoa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul
  • Sérgio de Freitas Unesp Jaboticabal
  • Elisângela de Souza Loureiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1355

Palavras-chave:

Crisopídeo, Alimentação larval, Controle biológico

Resumo

Os crisopídeos são importantes predadores encontrados associados a diversos artrópodes-praga em diversos agroecossistemas. Para a criação massal desses predadores são utilizados tradicionalmente ovos de Sitotroga cerealella e de Anagasta kuehniella. Outros alimentos podem ser utilizados em substituição aos tradicionais, mas pouco se conhece sobre a biologia de crisopídeos e outros alimentos alternativos. Assim, este trabalho objetivou verificar o efeito de diferentes dietas sobre o desenvolvimento pós-embrionário dessa espécie em laboratório. Após a individualização em tubos de vidro, cada larva foi alimentada com ovos de S. cerealella e Diatraea saccharallis. Avaliou-se a duração, o peso e a viabilidade das larvas em cada ínstar, a duração o peso e viabilidade das fases de pré-pupa e pupa e a duração do período pós-embrionário. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com dez repetições por tratamento, cada uma constituída por cinco ovos ou larvas de C. cincta. As larvas foram pesadas 48 horas após a eclosão e 48 horas após cada ecdise, e as pré-pupas e pupas, 48 horas após iniciarem esses estágios Não houve interferência do tipo de alimento fornecido sobre os parâmetros avaliados. Desta forma, ovos de D. saccharallis podem ser utilizados para alimentação de C. cincta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Gustavo Amorim Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus de Chapadão do Sul, CPCS, Rodovia MS 306 - Estrada do Pasto Ruim, Caixa Postal 112, CEP 79560-000, Chapadão do Sul, MS.

Sérgio de Freitas, Unesp Jaboticabal

Docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP Campus Jaboticabal. Departamento de Entomologia, Laboratório de Bioecologia de Crisopídeos.

Elisângela de Souza Loureiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campus de Chapadão do Sul, CPCS, Rodovia MS 306 - Estrada do Pasto Ruim, Caixa Postal 112, CEP 79560-000, Chapadão do Sul, MS.

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Amorim Pessoa, L. G., Freitas, S. de, & Loureiro, E. de S. (2011). Desenvolvimento pós-embrionário de Ceraeochrysa cincta (Schneider, 1851) (Neuroptera: Chrysopidae) alimentada com ovos de Diatraea saccharallis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae). Semina: Ciências Agrárias, 31(4Sup1), 1355–1360. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1355

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)