O sistema de manejo orgânico de agroecossistemas contribui para a manutenção da riqueza de formigas?

Autores

  • Daniela Roberta Holdefer Universidade Estadual do Paraná
  • Junir Antonio Lutinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Flávio Roberto Mello Garcia Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3455

Palavras-chave:

Mata Atlântica, Biodiversidade, Conservação, Pheidole, Riqueza.

Resumo

O sistema de manejo orgânico de agroecossistemas contribui para a manutenção da diversidade de formigas? Este trabalho avaliou a riqueza de formigas presentes em lavouras inseridas em agroecossistemas de manejo orgânico, com tempos de integralização diferentes, localizados no sul do Estado do Paraná, Brasil. Na amostragem, foram utilizadas pitfalls que permaneceram ativas nos períodos de maio a agosto de 2009 e outubro de 2009 a fevereiro de 2010. Foram amostradas 11.874 formigas pertencentes a cinco subfamílias, 18 gêneros e 48 espécies. Destacou-se em riqueza a subfamília Myrmicinae (S = 27) e os gêneros Pheidole (S = 10) e Solenopsis (S = 7). Também Formicinae (S = 3) e os gêneros Camponotus (S = 5) e Brachymyrmex (S = 5). A diferença média entre a riqueza observada (Sobs) e a estimada (Chao 2) foi de 10,9%. Assembleias pertencentes aos agroecossistemas com maior tempo de manejo orgânico foram as mais ricas, indicando que este sistema contribui para a manutenção da diversidade de formigas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Roberta Holdefer, Universidade Estadual do Paraná

Profª Dra, Colegiado de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus União da Vitória, União da Vitória, PR, Brasil. Dra Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade/Entomologia, FAEM, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Junir Antonio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Prof., Dr., Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC, Brasil.

Flávio Roberto Mello Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Prof., Dr., Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética, Laboratório de Ecologia de Insetos, Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade/Entomologia, FAEM, UFPel, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Holdefer, D. R., Lutinski, J. A., & Garcia, F. R. M. (2017). O sistema de manejo orgânico de agroecossistemas contribui para a manutenção da riqueza de formigas?. Semina: Ciências Agrárias, 38(6), 3455–3468. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3455

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.