O sistema de manejo orgânico de agroecossistemas contribui para a manutenção da riqueza de formigas?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3455Palavras-chave:
Mata Atlântica, Biodiversidade, Conservação, Pheidole, Riqueza.Resumo
O sistema de manejo orgânico de agroecossistemas contribui para a manutenção da diversidade de formigas? Este trabalho avaliou a riqueza de formigas presentes em lavouras inseridas em agroecossistemas de manejo orgânico, com tempos de integralização diferentes, localizados no sul do Estado do Paraná, Brasil. Na amostragem, foram utilizadas pitfalls que permaneceram ativas nos períodos de maio a agosto de 2009 e outubro de 2009 a fevereiro de 2010. Foram amostradas 11.874 formigas pertencentes a cinco subfamílias, 18 gêneros e 48 espécies. Destacou-se em riqueza a subfamília Myrmicinae (S = 27) e os gêneros Pheidole (S = 10) e Solenopsis (S = 7). Também Formicinae (S = 3) e os gêneros Camponotus (S = 5) e Brachymyrmex (S = 5). A diferença média entre a riqueza observada (Sobs) e a estimada (Chao 2) foi de 10,9%. Assembleias pertencentes aos agroecossistemas com maior tempo de manejo orgânico foram as mais ricas, indicando que este sistema contribui para a manutenção da diversidade de formigas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.