Comparação de dietas para criação de larvas da mosca-do-mediterrâneo: viabilidade nutricional e econômica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3445Palavras-chave:
Ceratitis capitata, Criação massal, Custo de produção, Proteína.Resumo
A mosca-do-mediterrâneo Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Diptera: Tephritidae) é a principal praga da fruticultura mundial pela sua ampla distribuição, danos diretos e adaptação a diversos hospedeiros. O desenvolvimento de dietas para criação de moscas-das-frutas é fundamental para o manejo integrado dessa praga. Criação massal de parasitoides, seleção de hospedeiros preferenciais e criação massal de linhagens de C. capitata geneticamente modificadas subsidiam métodos de controle biológico, cultural e a técnica do inseto estéril, respectivamente, dependendo diretamente da criação massal da mosca-do-mediterrâneo. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de dietas artificiais para criação de larvas de C. capitata, levando-se em conta o custo daquelas mais adequadas. Nove dietas contendo diferentes combinações de fontes proteicas e energéticas (levedo de cerveja, extrato de levedura, pólen, extrato de soja, aveia, fubá de milho e gérmen de trigo) foram formuladas. Os seguintes parâmetros foram avaliados: tempo de desenvolvimento dos imaturos (eclosão-emergência), viabilidade pupal (adultos emergidos), tamanho e peso das pupas e tamanho dos adultos (comprimento da asa). Os experimentos foram conduzidos em laboratório em condições controladas de temperatura (26 ± 1°) e umidade relativa (70% ± 10%). Para a análise estatística utilizou-se ANOVA com teste Tukey para comparação das médias. As dietas à base de aveia e extrato de soja, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen, atendem satisfatoriamente as exigências nutricionais de C. capitata, sendo aquelas acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura de menores custos, podendo ser utilizadas em criações contínuas e em escala massal de C. capitata. Dietas compostas por fubá de milho e extrato de soja, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen, apesar de mais econômicas não devem ser utilizadas para criação de C. capitata, pois diminuem a porcentagem de emergência e prolongam o ciclo de vida. Dietas compostas por gérmen de trigo e aveia, acrescidas de levedo de cerveja ou extrato de levedura ou pólen não são adequadas para criação de C. capitata.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.