Exigências de proteína e energia durante a fase de crescimento de caprinos sem padrão racial definido
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p241Palavras-chave:
Composição corporal, Abate comparativo, Ganho, Mantença.Resumo
Objetivou-se com o presente estudo, investigar as exigências de proteína e energia para mantença e ganho de caprinos sem padrão racial definido. Para tal, foram utilizados dados individuais de caprinos de 2 estudos. Os caprinos foram desmamados com 79 ± 4,4 dias de idade. Ingestão de leite e dieta sólida foi tomada diariamente. Utilizou-se 32 cabritos de 4,90 ± 0,302 kg de peso corporal (PC) inicial. Nesse momento, 10 cabritos foram abatidos para estimativa de composição corporal inicial. Os cabritos remanescentes foram distribuídos aleatoriamente em dois níveis de ingestão: ad libitum ou com ingestão de 20% acima do nível de mantença. A produção de calor (C) foi calculada pela diferença da energia metabolizável (IEM) ingerida e energia retida. A energia líquida para manteça (ELm) foi estimada pelo parâmetro ?0 da relação entre C e IEM [C = ?0 × exp (?1 × IEM)]. A exigência de energia metabolizável para mantença (EMm) foi calculada quando C = IEM. A eficiência de utilização de energia para mantença (km) foi calculada por ELm/EMm. Utilizou-se o intercepto da regressão linear da proteína retida pela proteína bruta (PB) ingerida para estimativa da proteína líquida exigida para mantença (PLm). A exigência líquida de proteína e energia para ganho (ELg e PLg, respectivamente) foram obtidas utilizando-se 26 cabritos alimentados à vontade e abatidos aos 5,40 ± 0,484 kg PC (n = 10), 15,8 ± 0,655 kg PC (n = 10) e 26,3 ± 1,27 kg PC (n = 6). A ELg e PLg foram estimadas pela derivada parcial da equação alométrica (i.e., gerada para estimar o conteúdo de energia e proteína no corpo vazio). A simulação de Monte Carlo foi empregada para simular a variação das estimativas da EMm, ELg e PLg. Os resultados do presente estudo indicam que a energia líquida necessária para mantença é 310,1 ± 36,7 kJ kg-0,75 PC vazio, e que a EMm é igual a 499,1 ± 52,1 kJ kg-0,75 PC vazio, com km de 0,62. Este estudo indicou que 1,246 g PB kg-0,75 PCV é exigido por cabritos sem padrão racial definido entre 5 a 25 kg PC para atender a PLm. Adicionalmente, cabritos sem padrão racial definido entre 5 a 25 kg PC requerem entre 186,6 ± 2,97 a 214,3 ± 12,9 g de proteína, e 5,39 ± 1,49 a 9,74 ± 2,57 MJ de energia para ganhar um quilo de PC vazio. O presente estudo pode contribuir para futuros ajustes nas atuais recomendações de energia e proteína para cabritos sem padrão racial definido pelos sistemas de alimentação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.