Extrato etanólico e óleo essencial de Chenopodium ambrosioides L. no controle de Ancylostoma spp. de cães
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1947Palavras-chave:
Erva-de-santa-maria, Helmintos, Óleo essencial, Planta medicinal.Resumo
O uso de Chenopodium ambrosioides L. tem se mostrado promissor no controle de nematoides gastrintestinais. Objetivou-se verificar o rendimento e a composição química do óleo essencial de C. ambrosioides, assim como avaliar o efeito in vitro do extrato etanólico e do óleo essencial em L3 de Ancylostoma spp., e o efeito in vivo do óleo essencial para cães. Para a atividade larvicida as larvas de Ancylostoma spp. foram colocadas na presença do extrato etanólico nas concentrações de 0,005 g mL-1, 0,01 g mL-1, 0,02 g mL-1, 0,03 g mL-1, 0,04 g mL-1; 0,05 g mL-1, 0,06 g mL-1, 0,08 g mL-1, 0,1 g mL-1, 0,12 g mL-1 e 0,2 g mL-1, do óleo essencial nas concentrações de 50 µL mL-1, 100 µL mL-1 e 150 µL mL-1. Para o teste in vivo utilizaram-se 26 cães, hígidos, infectados naturalmente por Ancylostoma spp., divididos em três grupos: F1 - foram administrados biscoitos sem princípio ativo; F2 - biscoitos fitoterápicos com óleo essencial de C. ambrosioides L na concentração de 37,5 µL g-1; F3 biscoitos acrescido de formulação comercial a base de febantel, pirantel, praziquantel e ivermectina. Foi realizado hemograma completo e bioquímica sérica para AST, ALT, FA, ureia, creatinina, proteína total e albumina. Verificou-se o rendimento de 0,3% m v-1 do óleo essencial e na sua composição química a presença de ?-terpineno (1,24 %), o p-cimeno (4,83 %) e ascaridol, nos seus isômeros Z (87%) e E (5,04 %), como componente majoritário. O extrato etanólico de C. ambrosioides L., nas concentrações utilizadas, apresentou insuficiente atividade para o efeito larvicida. O óleo essencial na concentração de 150 µL mL-1 foi eficaz contra L3. A formulação de biscoito fitoterápico com óleo essencial C. ambrosioides L reduziu o número de ovos por grama de fezes dos cães.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.