Influência das faixas etárias e do sexo sobre variáveis bioquímicas sanguíneas de cordeiros da raça dorper
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3085Palavras-chave:
Biomarcadores sanguíneos, Cordeiros lactentes, Ovinos.Resumo
Objetivou-se com o presente estudo avaliar as variações fisiológicas e influência das faixas etárias e sexo nas variáveis bioquímicas sanguíneas de 32 ovinos machos e fêmeas da raça Dorper dos 15 aos 121 dias de idade. Foram realizadas quatro coletas de sangue em cada animal, em intervalos mensais, totalizando 128 amostras. As variáveis bioquímicas determinadas em cada amostra foram proteína total (PT), albumina (ALB), globulinas (GLOB), relação albumina/globulina (A/G), glicose (GLI), triglicérides (TRI), colesterol total (CHOLt), lipoproteínas de alta densidade carreadoras de colesterol (HDL-C), lipoproteínas de baixa densidade carreadoras de colesterol (LDL-C), lipoproteínas de muito baixa densidade carreadoras de colesterol (VLDL-C), ureia, creatinina (CREA), cálcio total (Cat), cálcio ionizado (Cai), fósforo (P), relação cálcio/fósforo (Ca/P), magnésio (Mg), sódio (Na), potássio (K), cloreto (Cl), alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT) e fosfatase alcalina (FAL). Os resultados foram obtidos em quatro momentos de acordo com a idade: M1 - ovinos de 15 a 30 dias, M2 - ovinos de 45 a 61 dias, M3 - ovinos de 74 a 90 dias e M4 - ovinos de 105 a 121 dias. Comparados os valores das variáveis bioquímicas entre as quatro faixas etárias estudadas observou-se diferença significativa (p < 0,05) nas concentrações de todas as variáveis avaliadas com exceção de Na, Cl e ALT. O sexo não influenciou (p > 0,05) os valores das variáveis bioquímicas sanguíneas analisadas. Com base nos resultados conclui-se que as faixas etárias exercem influência significativa na maioria das variáveis bioquímicas sanguíneas de ovinos da raça Dorper dos 15 aos 121 dias de idade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.