Avaliação dos níveis de cortisol e glicemia em cães anestesiados pelo sevofluorano, pré-medicados com butorfanol ou meperidina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p425Palavras-chave:
Anestesia, Opióides, Estresse neuroendócrino, Caninos.Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar a influência do butorfanol ou meperidina como medicação préanestesica nos níveis de cortisol e glicemia em vinte cães submetidos a cirurgia ortopédica experimental. Os cães foram distribuídos em grupos: GI recebeu acepromazina e butorfanol (0,05 mg.kg 1 e 0,4 mg.kg 1 respectivamente, i.m.) e GII, acepromazina e meperidina (0,05 mg.kg 1 e 4 mg.kg 1 respectivamente, i.m.). A indução anestésica constou de propofol (5 mg.kg 1) e para a manutenção sevofluorano em 100% de oxigênio. A concentração plasmátca de cortisol e glicose foram mensuradas no momentos: T0 antes da medicação pré-anestésica; T1 – vinte minutos após a medicação pré-anestésica; T2 – incisão de pele; T3 – estimulação periosteal e T4 – sutura de pele. Não houve diferença entre os momentos e grupos na dosagem de glicose. A concentração plasmatica de cortisol foi significativamente maior nos cães que receberam butorfanol entre T0 e T3, comparado com o grupo que recebeu meperidina. Esses resultados sugerem que a meperidina promove maior controle da dosagem de cortisol em cães submetidos a cirurgia ortopédica e anestesiados com sevofluorano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.