Influência do nível de irradiância no crescimento, produção e composição química do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides Epl.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p389Palavras-chave:
Hyptis marrubioides, Planta medicinal, Óleo essencial.Resumo
No presente trabalho avaliou-se o nível de irradiância de 20, 60 e 100% de luz natural no crescimento, teor e a composição do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides). O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com vinte e cinco repetições por tratamento. Após 132 dias de cultivo analisou-se o crescimento da planta, o teor e a composição do óleo essencial. Em 100% de irradiância as plantas apresentaram menor altura, quando comparado aos tratamentos sombreados. A relação ramo/folha foi maior no nível de irradiância de 20%. O número de ramos e o acúmulo de fitomassa foram maiores no nível de irradiância de 100%. O teor de óleo essencial não foi influenciado pelos níveis de irradiância, mas o rendimento foi maior quando cultivadas a 100% de irradiância. A composição química do óleo essencial não apresentou alterações com os diferentes níveis de irradiância, exceto para o iso-3-tujanol e ?-cadineno, que apresentaram maiores concentrações em plantas cultivadas respectivamente a 100 e 60% de irradiância. O componente majoritário do óleo essencial de H. marrubioides, independente dos níveis de irradiância foi o monoterpeno oxigenado cistujona (37,78%), seguido pelos hidrocarbonetos sesquiterpênicos (E)-cariofileno (14,93%), ?-copaeno (11,03%) e ?-muuroleno (9,60%).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.