Influência do nível de irradiância no crescimento, produção e composição química do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides Epl.)

Autores

  • Juliana de Fátima Sales Instituto Federal de Educação
  • José Eduardo Brasil Pereira Pinto Universidade Federal de Lavras
  • Pedro Henrique Ferri Universidade Federal de Goiás
  • Fabiano Guimarães Silva Instituto Federal de Educação
  • Carolina Brom Aki de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Priscila Pereira Botrel Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p389

Palavras-chave:

Hyptis marrubioides, Planta medicinal, Óleo essencial.

Resumo

No presente trabalho avaliou-se o nível de irradiância de 20, 60 e 100% de luz natural no crescimento, teor e a composição do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides). O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com vinte e cinco repetições por tratamento. Após 132 dias de cultivo analisou-se o crescimento da planta, o teor e a composição do óleo essencial. Em 100% de irradiância as plantas apresentaram menor altura, quando comparado aos tratamentos sombreados. A relação ramo/folha foi maior no nível de irradiância de 20%. O número de ramos e o acúmulo de fitomassa foram maiores no nível de irradiância de 100%. O teor de óleo essencial não foi influenciado pelos níveis de irradiância, mas o rendimento foi maior quando cultivadas a 100% de irradiância. A composição química do óleo essencial não apresentou alterações com os diferentes níveis de irradiância, exceto para o iso-3-tujanol e ?-cadineno, que apresentaram maiores concentrações em plantas cultivadas respectivamente a 100 e 60% de irradiância. O componente majoritário do óleo essencial de H. marrubioides, independente dos níveis de irradiância foi o monoterpeno oxigenado cistujona (37,78%), seguido pelos hidrocarbonetos sesquiterpênicos (E)-cariofileno (14,93%), ?-copaeno (11,03%) e ?-muuroleno (9,60%).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana de Fátima Sales, Instituto Federal de Educação

Professores, Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde.

José Eduardo Brasil Pereira Pinto, Universidade Federal de Lavras

Professor, PhD. Departamento de Agricultura – UFLA. Lavras – MG.

Pedro Henrique Ferri, Universidade Federal de Goiás

Professores, Dr. Instituto de Química, Laboratório de Bioatividade Molecular – UFG. Cx. Postal 131, 740001-970 Goiânia, GO.

Fabiano Guimarães Silva, Instituto Federal de Educação

Professores, Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde.

Carolina Brom Aki de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professores, Dr. Instituto de Química, Laboratório de Bioatividade Molecular – UFG. Cx. Postal 131, 740001-970 Goiânia, GO.

Priscila Pereira Botrel, Universidade Federal de Lavras

Discente de graduação. Bolsista de IC/CNPq - UFLA.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

Sales, J. de F., Pinto, J. E. B. P., Ferri, P. H., Silva, F. G., Oliveira, C. B. A. de, & Botrel, P. P. (2009). Influência do nível de irradiância no crescimento, produção e composição química do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides Epl.). Semina: Ciências Agrárias, 30(2), 389–396. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p389

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)