Utilização de imagens digitais para avaliação da coloração de banana prata submetida a diferentes tratamentos pós-colheita
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p381Palavras-chave:
Musa sp, Amadurecimento, Cor da casca.Resumo
O presente trabalho objetivou avaliar mudança da coloração durante o armazenamento de banana prata submetida a diferentes tratamentos pós-colheita utilizando imagens digitais. Os frutos, com coloração da casca totalmente verde, foram submetidos a seis tratamentos: T – imersão em água destilada por 3 minutos (testemunha), H3 – hidrotérmico (50°C por 3 minutos), H8 – hidrotérmico (50°C por 8 minutos), HP – imersão em hipoclorito 0,2% por 3 minutos, OS – imersão em óleo de soja 10% por 3 minutos e OM – imersão em óleo mineral 10% por três minutos, sendo em seguida armazenados em condições ambientais durante 14 dias, avaliados nos períodos 1, 7 e 14 dias utilizando imagens digitais, e diariamente utilizando escala visual. Os frutos submetidos aos tratamentos OS e OM preservaram a coloração verde da casca por um tempo maior, mas ocorreram alterações na coloração normal devido a formação de pontos escuros, indicando possível inadequação dos tratamentos OS e OM. Os dados obtidos através das imagens digitais confrmaram as observações visuais, indicando relação entre os métodos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.