Avaliação da cobertura do solo e métodos de irrigação na produção de melancia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p315Palavras-chave:
Citrullus lanatus, Plasticultura, Produção.Resumo
O presente trabalho foi conduzido no setor de horticultura da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Belém-PA, no período de 15 de agosto de 2004 a 16 de janeiro de 2005. Objetivou-se avaliar o efeito da cobertura solo e diferentes métodos de irrigação na produção de melancia no delineamento blocos ao acaso em esquema fatorial 4 x 3, com três repetições, sendo utilizada a cultivar pérola com 10 plantas por parcela. Foram utilizados três tipos de cobertura de solo (flme de polietileno de baixa densidade de dupla face; fbra de coco e palhada) e dois métodos de irrigação (localizada tipo gotejamento e superfície tipo sulco). Obteve-se um relativo aumento na produção da melancia com o uso do gotejamento na variável de numero de frutos com uso da irrigação por gotejamento e sulco. A utilização do gotejamento proporcionou peso médio de frutos superior em torno de 6,24 kg e diâmetro logitudinal e transversal de frutos de 24,34 cm e 22,44 cm, respectivamente. Verifcou-se que as coberturas fbra de coco e palhada proporcionaram medias maiores para número de frutos de 11,77 e 9,66, respectivamente. Observou-se, ainda, que não houve diferença no diâmetro longitudinal de fruto com o uso das diferentes coberturas testadas neste trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.