Ocorrência e caracterização molecular de Cryptosporidium sp. em ovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1917Palavras-chave:
Cryptosporidium ubiquitum, Cryptosporidium xiaoi, Nested-PCR, Ovinos, Ziehl-neelsen.Resumo
Considerada uma zoonose de extrema importância, a cryptosporidiose possui distribuição mundial e pode infectar mamíferos, aves, répteis e anfíbios. É causada por um protozoário muito resistente no ambiente, podendo gerar mortes em indivíduos imunossuprimidos e filhotes, principalmente em animais de produção como bovinos e ovinos, gerando prejuízos. O objetivo desse trabalho foi pesquisar a presença de Cryptosporidium spp. em fezes de ovinos de propriedades rurais do Oeste do Paraná, que possuem manejos diferenciados e comparar os resultados encontrados com o respectivo manejo. Foram coletadas 144 amostras de fezes, sendo 69 da Propriedade 1 e 75 da Propriedade 2, analisadas pelo esfregaço de fezes em lâminas após a coloração pelo método de Ziehl-Neelsen modificado. As amostras positivas por esse método foram submetidas à Nested-PCR sendo os produtos obtidos enviados ao sequenciamento para a determinação da espécie. A Propriedade 1 apresentou positividade em 82,60% das amostras, enquanto a Propriedade 2 obteve 36% de amostras positivas. Foi encontrada alta similaridade para Cryptosporidium xiaoi na primeira propriedade e Cryptosporidium ubiquitum na segunda propriedade. A divergência nos resultados pode ser comprovada pela diferente forma de manejo adotada em cada propriedade, mostrando a importância de detectar os animais portadores, uma vez que estes podem contaminar o meio ambiente, especialmente os cursos d’água, e promover a disseminação da doença para outros animais e para o homem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.