Ocorrência da dioctofimose em dois cães no município de Guarapuava - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p177Palavras-chave:
Dioctophyma renale, Cães, Rim, Zoonose.Resumo
Dioctophyma renale (GOEZE, 1782) é um nematóide de ocorrência mundial que parasita os rins, podendo ser encontrado na cavidade peritoneal e outros órgãos do cão e outras espécies de animais domésticos e silvestres, inclusive o homem. O ciclo deste parasita é indireto, tendo como hospedeiro definitivo (HD) os mustelídeos e canídeos; como hospedeiro intermediário (HI), um anelídeo oligoqueta parasita de brânquias de peixe. No HD, o parasita adulto localiza-se geralmente no rim direito, assim os ovos podem ser eliminados com a urina. No meio ambiente os ovos requerem um período de incubação em meio aquático, necessitando ser ingeridos pelo HI para se tornarem infectantes (L3), que pode ser ingerido por um hospedeiro paratênico (peixe, caranguejo) ou pelo HD. O presente trabalho relata a ocorrência de D. renale em dois cães atendidos no Hospital Veterinário da Escola Superior de Ciências Agrárias de Guarapuava, PR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.