Cianamida hidrogenada, óleos mineral e vegetal na brotação de gemas e produção de macieiras ‘Royal Gala’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1145Palavras-chave:
Malus domestica, Dormência, Indução da brotação, Indutores de brotação, Frutificação efetivaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes combinações de cianamida hidrogenada, óleo mineral e óleo vegetal quanto à brotação de gemas e produção de frutos de macieira da cultivar Royal Gala. Durante os ciclos 2001/2002 e 2002/2003 testaram-se diferentes concentrações de cianamida hidrogenada (0,00; 0,29; 0,39; 0,49; e 0,59%) associadas ao óleo mineral 3,2%, e cianamida hidrogenada 0,29% associada ao óleo vegetal 3,9% quanto à brotação de gemas axilares e terminais, frutificação efetiva, produção e massa média dos frutos. A resposta aos tratamentos com indutores de brotação foi variável conforme o acúmulo de frio ocorrido no período hibernal. O uso dos indutores de brotação aumentou a brotação de gemas axilares e terminais. O óleo vegetal associado à cianamida hidrogenada apresentou desempenho inferior quanto à brotação de gemas laterais e terminais quando comparado ao óleo mineral associado à cianamida hidrogenada na mesma concentração. A frutificação efetiva diminuiu com o aumento da concentração de cianamida hidrogenada, junto ao óleo mineral. O tratamento com óleo mineral 3,2% + cianamida hidrogenada 0,29% apresentou os melhores resultados relacionados à brotação de gemas e produção de frutos em ambos os ciclos avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.