Preferência alimentar de Diabrotica speciosa (Ger.) (Coleoptera: Chrysomelidae) por folhas de brócolos cultivado em sistema natural, orgânico e convencional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p43Palavras-chave:
Insecta, Sistemas de cultivo, Alimentação, Planta hospedeira.Resumo
Testes de múltipla escola foram realizados para comparar a preferência alimentar de Diabrotica speciosa (Ger.) por folhas de brócolos (Brassica oleraceae L. var. italica) cultivado em sistema natural, convencional e orgânico. No sistema natural de cultivo houve a incorporação de capim elefante Pennisetum purpureum Schumacher cv. Napier (50 ton/ha), composto Bokashi (1,5 ton/ha) e pulverização de EM 4 (Natural 1), ou a incorporação do composto Bokashi (1,5 ton/ha) e pulverização do EM 4 (Natural 2), no sistema convencional houve a incorporação do NPK + borax + N em cobertura, e no sistema orgânico incorporouse composto orgânico (1 kg/planta). O composto orgânico foi preparado utilizando-se resíduos de milho (Zea mays L.) e soja [Glycine max (L.) Mer.] e esterco de gado. Folhas foram retiradas das plantas das quais foram separados discos, e colocados em gaiolas em testes de múltipla escolha. Os insetos preferiram folhas do sistema convencional. A alimentação nas folhas do sistemas Natural 1, Natural 2 e Orgânico foi 68, 67 e 57% daquela registrada nas folhas do sistema convencional de cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.