Composto residual da produção de Bactris gasipaes Kunth e Pleurotus ostreatus como condicionador de solo no cultivo de Lactuca sativa ‘Verônica’

Autores

  • Marcelo Barba Bellettini Universidade Federal do Paraná
  • Sebastião Bellettini Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Francisco Menino Destéfanis Vítola Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Assumpção Fiorda Universidade Federal do Paraná
  • Agenor Maccari Junior Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Ricardo Soccol Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p581

Palavras-chave:

Cogumelos lignocelulolíticos, Fertilidade de solo, Pupunha.

Resumo

Uma avaliação do composto residual da produção de Bactris gasipaes Kunth (pupunha) (RP) e da produção de cogumelos Pleurotus ostreatus (RC) foram realizadas, estas foram utilizadas como condicionadores de solo no cultivo de Lactuca sativa ‘Verônica’. Após a adição de RP e RC pno solo, todos os tratamentos se comportaram de maneira semelhante, classificados como solo eutrófico em cada tratamento. Os tratamentos com maior adição de composto residual apresentaram maiores valores para largura da alface devido ao aumento do ângulo entre caule e folha resultante da falta de nitrogênio disponível para a planta. Os tratamentos com 5% de RP e RC, proporcionaram, respectivamente, uma diminuição no peso seco aéreo de 1,7 e 1,2 vezes, 44% e 22% respectivamente, em relação ao solo sem adição de composto residual. A adição de RP e RC como substrato no solo tende a diminuir o crescimento de alface em comparação ao solo sem composto residual. De maneira geral, quanto à possibilidade de substituição de fertilizantes químicos (NPK) por fertilização com RP e RC sem compostagem prévia, verificou-se que a sua adição não foi capaz de substituir a adubação NPK, obtendo-se parâmetros de peso seco da alface abaixo do nível comercial, com um período completo de compostagem de RP e RC considerado necessário para a incorporação de nitrogênio no solo. Cogumelos lignocelulíticos, como o Pleurotus spp., apresentam composto residual muito fibroso e baixo conteúdo em nitrogênio, requerendo um período completo de compostagem, para posterior utilização no enriquecimento de solo para diversas culturas agrícolas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Barba Bellettini, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado em Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Sebastião Bellettini, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural

Engº Agrº Dr., Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER, Paranaguá, PR, Brasil.

Francisco Menino Destéfanis Vítola, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr., Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Fernanda Assumpção Fiorda, Universidade Federal do Paraná

Discente, Curso de Doutorado em Engenharia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Agenor Maccari Junior, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr., Departamento de Agronomia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Carlos Ricardo Soccol, Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr., Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Bellettini, M. B., Bellettini, S., Vítola, F. M. D., Fiorda, F. A., Maccari Junior, A., & Soccol, C. R. (2017). Composto residual da produção de Bactris gasipaes Kunth e Pleurotus ostreatus como condicionador de solo no cultivo de Lactuca sativa ‘Verônica’. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 581–594. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p581

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)