Análise epidemiológica da infecção pelo vírus da diarreia viral bovina em rebanhos da agricultura familiar, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4119Palavras-chave:
Bovinos, BVD, Diagnóstico, Fatores de risco.Resumo
Objetivou-se com este estudo determinar a soroprevalência e estudar os fatores de risco associados à infecção pelo vírus da diarreia viral bovina (BVDV) nas unidades produtivas de agricultura familiar. Foram coletadas 319 amostras de soro sanguíneo, de bovinos em idade reprodutiva (>24 meses), procedentes de 24 rebanhos bovinos em 11 municípios da microrregião brejo pernambucano. As amostras foram submetidas ao teste de soroneutralização para detecção de anticorpos anti-BVDV. Para a identificação dos fatores de risco associados ao BVDV, foi aplicado um questionário epidemiológico e foi realizada uma análise estatística de regressão logística, considerando como variável dependente o exame sorológico (reagente ou não reagente). Observou-se com este estudo uma prevalência de 51,1% (163/319; I.C. 45,5% - 56,7%). Dos 24 rebanhos amostrados, 100% apresentaram pelo menos um animal reagente. A prevalência nos municípios variou de 23,1% a 70,0%. Os fatores de risco identificados neste estudo foram: não fornecer colostro (OR 3,85; p=0,018); não conhecer a enfermidade (OR 2,54; p=0,001) e criação consorciada (OR 1,76; p=0,013). Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a infecção pelo BVDV está disseminada nos rebanhos de agricultura familiar na microrregião estudada e que políticas de educação em saúde devem ser implementadas tanto para os produtores como para os profissionais que prestam assistência técnica. Além disso, medidas higiênico-sanitárias com base nos fatores de risco identificados neste estudo devem ser implementadas como forma de reduzir a prevalência do BVDV.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.