Estudo colaborativo para avaliação dos teores de fibra em detergente neutro indigestível e fibra em detergente ácido indigestível em alimentos por procedimento in situ
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2589Palavras-chave:
Análise de alimentos, Fibra indigestível, Métodos de análises, Repetibilidade, Reprodutibilidade.Resumo
Objetivou-se conduzir estudo colaborativo para avaliação dos teores de fibra em detergente neutro indigestível (FDNi) e fibra em detergente ácido indigestível (FDAi) em alimentos em seis laboratórios de instituições integrantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ciência Animal (INCTCA). Avaliaram-se seis alimentos: feno de capim-braquiária, cana-de-açúcar, silagem de milho, farelo de soja, milho grão e polpa cítrica. Os teores estimados de FDNi e FDAi se mostraram dependentes do laboratório em que a análise foi realizada. Verificou-se que as diferenças entre laboratórios variaram de 2,40 pontos percentuais para o farelo de soja a 8,05 pontos percentuais para a cana-de-açúcar para a análise de FDNi e de 1,79 ponto percentual para o milho a 10,06 pontos percentuais para o feno para a análise de FDAi. Observou-se que na avaliação individual de cada material, a variação aleatória total dos resultados entre laboratórios correspondeu de 88,75 a 96,77% e de 88,75 a 98,40% para as análises de FDNi e FDAi, respectivamente. Os teores de FDNi e FDAi são dependentes do efeito de interação do material avaliado e do laboratório e apresentam baixa reprodutibilidade, possível reflexo das diferenças entre os métodos praticados por cada laboratório, demonstrando falta de padronização dos procedimentos adotados pelos laboratórios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.