Soroepidemiologia da leptospirose e brucelose em ovinos e cães de propriedades rurais não tecnificadas da região noroeste do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3147Palavras-chave:
Brucella ovis, Fatores de Risco, Infecção, Leptospira spp, Zoonose.Resumo
A ovinocultura tem se destacado no agronegócio, transformando o cenário produtivo do Brasil, porém ainda possui uma deficiência devido aos danos causados por doenças infecciosas. A leptospirose é uma doença grave de distribuição mundial causada por bactérias do gênero Leptospira que afeta o homem e os animais. A infecção geralmente é inapetente, ou os sinais clínicos, quando presentes, são similares aos de outras infecções. A brucelose é uma enfermidade infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella responsáveis por desordens reprodutivas nos animais, especialmente nos ruminantes. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo soroepidemiológico de Leptospira spp. e Brucella ovis ovinos e cães de propriedades rurais não tecnificadas da região noroeste do estado do Paraná, Brasil. Para detecção de anticorpos anti-Leptospira foi realizada a soroaglutinação microscópica (SAM), e para anticorpos anti-Brucella, a prova de imunodifusão em gel de ágar (IDGA). Das 542 amostras de soro ovino analisadas, foram consideradas reagentes 11,25% para Leptospira spp. e 18,26% para Brucella ovis. Das 36 amostras de cães, 25% foram regentes a SAM e IDGA. Das 32 propriedades, 75% foram consideradas positivas para leptospirose e 56,25% para brucelose. Os anticorpos contra os sorovares mais prováveis foram Hardjo (34,42%) e Butembo (44,44%) em ovinos e cães respectivamente, e a variável troca de animais entre propriedades foi associada à infecção leptospírica (p=0,028) nos ovinos. A leptospirose e a brucelose estão presentes no rebanho ovino e nos cães das propriedades rurais estudadas, e este resultado serve de alerta à sua importância zoonótica e a necessidade de estabelecer programas sanitários direcionados a esta espécie animal.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.