Crescimento e marcha de absorção de nutrientes em plantas de Duboisia sp
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1883Palavras-chave:
Fisiologia, Matéria seca, Nutrição, Partição, Plantas medicinais.Resumo
A caracterização do crescimento e da absorção de nutrientes de uma cultura é de grande importância para o estudo e o estabelecimento de técnicas de cultivo que visam à obtenção de elevado desempenho produtivo. A cultura da Duboisia sp., apesar de muito importante para a medicina mundial, tem seus aspectos da produção em campo pouco estudados, pois se trata de um cultivo restrito a poucas regiões. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o crescimento e a marcha de absorção de nutrientes em plantas de Duboisia sp. sob condição comercial de cultivo, bem como a partição de matéria seca e nutrientes em folhas e ramos. O trabalho foi realizado em uma fazenda de produção comercial, localizada no município de Arapongas, PR, no período de março de 2009 a fevereiro de 2010. As avaliações em intervalos de aproximadamente 30 dias, iniciando-se aos 48 dias após o plantio e finalizando com a colheita, 324 dias após o plantio, totalizando 10 avaliações. Os parâmetros de crescimento analisados foram altura de planta, massa seca de folhas e massa seca de ramos, enquanto a composição química de folhas e ramos foi utilizada para estudar a absorção de nutrientes. Os dados foram submetidos à análise de regressão. O crescimento em altura ocorreu segundo o modelo de Richards, acompanhando a elevação da temperatura do ar e a disponibilidade hídrica. O acúmulo de fitomassa da parte aérea foi lento nos primeiros 150 dias e apresentou incremento de 25 vezes a partir desse ponto até a colheita. A partir dos 260 dias, o acúmulo de fitomassa de folhas passou a ser pouco significante, enquanto o de ramos teve um incremento de 169%, evidenciando uma partição de biomassa desfavorável ao produtor. O acúmulo de nutrientes acompanhou o acúmulo de fitomassa e, portanto, também mostrou a mesma partição desfavorável. A ordem de demanda nutricional para macronutrientes e micronutrientes foi, respectivamente, N>K>Ca>P>Mg>S e Fe>Mn>Zn>B>Cu.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.