Crescimento e marcha de absorção de nutrientes em plantas de Duboisia sp

Autores

  • Conrado Cagliari Fioretto Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Tironi Solana Agro Pecuária Ltda
  • José Roberto Pinto de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1883

Palavras-chave:

Fisiologia, Matéria seca, Nutrição, Partição, Plantas medicinais.

Resumo

A caracterização do crescimento e da absorção de nutrientes de uma cultura é de grande importância para o estudo e o estabelecimento de técnicas de cultivo que visam à obtenção de elevado desempenho produtivo. A cultura da Duboisia sp., apesar de muito importante para a medicina mundial, tem seus aspectos da produção em campo pouco estudados, pois se trata de um cultivo restrito a poucas regiões. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o crescimento e a marcha de absorção de nutrientes em plantas de Duboisia sp. sob condição comercial de cultivo, bem como a partição de matéria seca e nutrientes em folhas e ramos. O trabalho foi realizado em uma fazenda de produção comercial, localizada no município de Arapongas, PR, no período de março de 2009 a fevereiro de 2010. As avaliações em intervalos de aproximadamente 30 dias, iniciando-se aos 48 dias após o plantio e finalizando com a colheita, 324 dias após o plantio, totalizando 10 avaliações. Os parâmetros de crescimento analisados foram altura de planta, massa seca de folhas e massa seca de ramos, enquanto a composição química de folhas e ramos foi utilizada para estudar a absorção de nutrientes. Os dados foram submetidos à análise de regressão. O crescimento em altura ocorreu segundo o modelo de Richards, acompanhando a elevação da temperatura do ar e a disponibilidade hídrica. O acúmulo de fitomassa da parte aérea foi lento nos primeiros 150 dias e apresentou incremento de 25 vezes a partir desse ponto até a colheita. A partir dos 260 dias, o acúmulo de fitomassa de folhas passou a ser pouco significante, enquanto o de ramos teve um incremento de 169%, evidenciando uma partição de biomassa desfavorável ao produtor. O acúmulo de nutrientes acompanhou o acúmulo de fitomassa e, portanto, também mostrou a mesma partição desfavorável. A ordem de demanda nutricional para macronutrientes e micronutrientes foi, respectivamente, N>K>Ca>P>Mg>S e Fe>Mn>Zn>B>Cu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Cagliari Fioretto, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Departamento. de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Paulo Tironi, Solana Agro Pecuária Ltda

Engº Agrº, M.e, Solana Agropecuária Ltda, Arapongas, PR, Brasil.

José Roberto Pinto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Fioretto, C. C., Tironi, P., & Souza, J. R. P. de. (2016). Crescimento e marcha de absorção de nutrientes em plantas de Duboisia sp. Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 1883–1896. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1883

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.