Plantas que causam fotossensibilização em ruminantes no Brasil

Autores

  • Sheila Nogueira Ribeiro Knupp Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo Sidney Knupp Universidade Federal da Paraíba
  • Franklin Riet-Correa Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricardo Barbosa Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2009

Palavras-chave:

Bovinos, Caprinos, Ovinos, Intoxicação, Plantas tóxicas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo revisar os mecanismos de ação, os sinais clínicos, a patologia e os princípios tóxicos das plantas que causam fotossensibilização em ruminantes. Além disso, buscou-se esclarecer, de maneira sucinta e objetiva, os métodos diagnósticos e a profilaxia da fotossensibilização induzida por plantas. Plantas fotossensibilizantes em ruminantes constituem um grupo importante de plantas tóxicas no Brasil, existindo pelo menos 17 espécies de plantas fotossensibilizantes distribuídas em nove gêneros. Algumas delas têm princípio ativo conhecido; em outras não se conhecem as substâncias responsáveis pela doença. Em geral, a fotossensibilização pode ser classificada como primária e secundária. Das plantas descritas como fotossensibilizantes primárias no Brasil, apenas a Ammi majus teve seu princípio tóxico identificado (furocumarinas), enquanto o da Froelichia humboldtiana continua incerto. Outros princípios ativos fotossensibilizantes também foram descritos em plantas, porém causando fotossensibilização secundária, dentre eles estão os alcalóides pirrolizidínicos, os furanossesquiterpenos, os triterpenos, e as saponinas esteroidais. Existem ainda plantas reconhecidamente fotossensibilizantes secundárias que não apresentam princípio tóxico conhecido, como as do gênero Striphnodendron e Enterolobium. Futuras pesquisas devem ser conduzidas com o objetivo de determinar os diversos mecanismos de ação de cada composto tóxico com vistas a auxiliar o diagnóstico da fotossensibilização, além de possibilitar o desenvolvimento de cultivares não sintetizantes desses compostos, ou ainda, novas formas de prevenção das fotossensibilizações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sheila Nogueira Ribeiro Knupp, Universidade Federal de Campina Grande

Discente do Programa de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Patos, PB, Brasil.

Leonardo Sidney Knupp, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Areia, PB, Brasil.

Franklin Riet-Correa, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. Dr., Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, UFCG-CSTR, Patos, PB.

Ricardo Barbosa Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr., Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárrias, CCA-UFPB, Areia, PB.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Knupp, S. N. R., Knupp, L. S., Riet-Correa, F., & Lucena, R. B. (2016). Plantas que causam fotossensibilização em ruminantes no Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 2009–2020. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2009

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)