Flutuação populacional de insetos associados ao feijão-vagem c.v. UEL-1 em quatro épocas de plantio e seu efeito sobre as características produtivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p283Palavras-chave:
Empoasca kraemeri, Bemisia tabaci, Diabrotica speciosa, Phaseolus vulgaris L.Resumo
Objetivou-se conhecer a flutuação populacional dos principais insetos que atacam a cultura do feijãovagem UEL-1 cultivado em diferentes épocas, e seu efeito sobre as características das vagens. Os plantios foram conduzidos na fazenda-escola da Universidade Estadual de Londrina, em quatro diferentes períodos: março-maio; maio-junho; agosto-setembro; setembro-novembro. Foram avaliados semanalmente os adultos da cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri), mosca-branca (Bemisia tabaci) e vaquinha (Diabrotica speciosa) com auxílio de cone entomológico. Contagens de ninfas de E. kraemeri foram realizadas em trifólios do estrato médio da planta. Ao final de cada safra, avaliou-se o número de vagens/planta, de vagens com tamanho comercial, de vagens encurvadas, chochas e perfuradas. As menores populações de insetos ocorreram no plantio de agosto-setembro, quando obteve-se maior porcentagem de vagens com qualidade comercial. Maior população de E. kraemeri ocorreu no plantio de março-maio, coincidindo com maiores porcentagens de vagens encurvadas. A maior infestação de B. tabaci ocorreu no início do plantio de março-maio. As populações de D. speciosa mantiveram-se em níveis baixos na maioria dos plantios, com maior incidência em março-maio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.