Isolamento de dermatófitos em 50 felinos assintomáticos atendidos no HOVET-UFMT, em Cuiabá
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2003Palavras-chave:
Felinos, Fungos, Microsporum spp., Trichophyton spp., Zooonose.Resumo
Dermatofitose é uma zoonose causada por fungos complexos que crescem como hifas e se fixam na pele superficial, pelo e unhas. Existem cerca de 40 espécies de fungos pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton, considerados dermatófitos e, destes, o mais isolado em gatos é o Microsporum canis. Este estudo teve o objetivo de verificar a ocorrência de dermatófitos em felinos, ausentes de sinais clínicos de dermatopatias. Em Hospital Veterinário Universitário, 50 gatos clinicamente saudáveis foram avaliados e submetidos ao exame físico, coleta de amostra para exame direto e cultura fúngica. Os dados foram avaliados por Teste de Associação Qui-quadrado. Dos 50 gatos, 11 (22%) apresentaram dermatófitos, com predomínio de Microsporum spp. Os outros 39 animais foram diagnosticados para fungos não dermatófitos. Não foi observada diferença estatística para sexo, raça ou presença de contactantes, mas houve predomínio de animais adultos. A elevada taxa de infecção por dermatófitos confirma que felinos sem sinais clínicos podem albergar estes fungos, agindo como carreadores assintomáticos e, consequentemente, contaminando o ambiente e elevando a taxa de infecção. Este trabalho confirma que gatos sem sinais clínicos podem ser portadores de dermatofitose, fato que evidencia a importância de adoção de método de controle, mesmo em animais clinicamente saudáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.