Efeito da ozonização sobre a contagem da Staphylococcus Aureus inoculado em leite
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1911Palavras-chave:
Ozônio, Staphylococcus aureus, Leite, Beneficiamento do leite.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficiência do ozônio sobre a redução da contagem de Staphylococcus aureus artificialmente inoculados em leite, utilizando-se diferentes binômios tempo/ concentração. Foram realizados quatro ensaios: 1 e 2, com leite desnatado e concentrações de 34,7 mg L-1 e 44,8 mg L-1 de ozônio, respectivamente; e ensaios 3 e 4, com leite integral nas mesmas concentrações de ozônio. Os tempos de ozonização em todos os ensaios foram de 5 (T1), 10 (T2), 15 (T3), 20 (T4) e 25 (T5) minutos, sendo cada tratamento realizado em triplicata. As contagens bacterianas foram feitas imediatamente antes e após o processo de ozonização das amostras, em agar Baird Parker. Nos tratamentos 1 e 2, as maiores reduções foram de 0,42 log10 UFC/mL, enquanto nos tratamentos 3 e 4, foram de 0,19 e 0,21 log10 UFC/mL, respectivamente. Os resultados de todos os ensaios mostraram que, em T1, não houve redução da carga microbiana, enquanto que a partir de T2, ocorreu uma redução crescente nas contagens, que foi acentuada nos tempos T4 e T5. Tanto para leite desnatado quanto para integral, nas concentrações de 34,7 e 44,8 mg L-1, a partir dos 20 minutos de ozonização, as reduções foram significativamente maiores. Os resultados indicaram que o ozônio apresentou baixa eficácia na redução de S. aureus inoculado em leite fluido e que a gordura do leite interfere na ação bactericida do gás.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.