Distribuição espacial de casos de amarelecimento fatal em plantio orgânico de palma de óleo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3047Palavras-chave:
Dispersão, Doença de plantas, Elaeis guineenses, Epidemiologia.Resumo
O trabalho teve por objetivo estudar a dispersão espacial de casos de amarelecimento fatal (FY) em plantio de palma de óleo no município de Acará, Estado do Pará, Brasil. Os dados da incidência de FY foram coletados em inspeções mensais, durante vinte e quatro meses (2012 e 2013) em duas subáreas, com dezesseis quadrantes cada. Foram avaliadas 138 plantas em cada quadrante. Em vinte linhas de plantio foram contados o número de plantas doentes e feita análise do arranjo espacial da doença. As técnicas de análise espacial utilizadas foram: a sequências ordinárias de “runs”, “doublets” e quadrantes. Também foram determinados índices de agregação da doença nas subáreas. Plantas com FY apresentaram distribuição espacial agregada em número menor de linha quando utilizando a metodologia de analise de “runs” que quando utilizada a metodologia de “doublets”. Verificou-se que em 30% das linhas avaliadas houve agregação de casos de FY. A análise de quadrantes evidenciou a existência de agregação de casos, com distribuição vertical e horizontal. A ocorrência da doença formando reboleiras sugere que o FY tem origem biótica, sendo necessários mais estudos para confirmar a hipótese.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.