Monitoramento do índice biespectral em cães

Autores

  • Piedad Natalia Henao Guerrero Universidade Estadual Paulista
  • Newton Nunes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p163

Palavras-chave:

Anestesia, Índice biespectral, Eletroencefalograma.

Resumo

Atualmente, na tentativa de complementar a monitoração anestésica dos pacientes, utilizam-se a análise de variáveis clínicas ou técnicas eletrofisiológicas. Entretanto, é difícil utilizá-las para se obterem informações determinantes e uniformes dos planos anestésicos, para todos os agentes anestésicos. Conseqüentemente, foi desenvolvido, através de múltiplas investigações e avanços tecnológicos, o que se pode definir como monitor de profundidade anestésica, o monitor de índice biespectral (BIS). Desta forma, objetivou-se com este trabalho, fornecer informações a respeito do monitoramento do BIS, em cães. Além disso, foram abordadas considerações relativas ao seu desenvolvimento, função, manipulação adequada e aspectos referentes ao comportamento desta variável quando usada com diferentes agentes anestésicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piedad Natalia Henao Guerrero, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Cirurgia Veterinária – Área de Concentração em Cirurgia – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Câmpus de Jaboticabal, SP.

Newton Nunes, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor, Depto. de Clínica e Cirurgia Veterinária. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, CEP: 14884-900, Jaboticabal, SP.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Guerrero, P. N. H., & Nunes, N. (2003). Monitoramento do índice biespectral em cães. Semina: Ciências Agrárias, 24(1), 163–170. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p163

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.