Avaliação de técnicas para a multiplicação de estacas semilenhosas de aceroleira ‘Dominga’ (Malpighia emarginata D.C.)

Autores

  • Sérgio Ruffo Roberto Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Augusto Cicogna Paiolo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p165

Palavras-chave:

Malpighia emarginata D.C, Propagação, Enraizamento.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tipo de substrato e do preparo de estacas no enraizamento de acerola ‘Dominga’ (Malpighia emarginata D.C.) produzidas em duas épocas. Foram utilizadas estacas semilenhosas de aproximadamente 12 cm de comprimento, pertencentes ao Banco de Germoplasma de acerola da Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina. Foram estudados três tipos de substrato (vermiculita de granulometria fina, vermiculita de granulometria média e casca de arroz carbonizada) e dois tipos de preparo de estacas (com e sem lesão na base). A lesão consistiu em dois cortes opostos na porção basal das estacas de aproximadamente 1 cm. Após o seu preparo, as estacas foram tratadas com ácido indol-butírico (AIB) na concentração de 400 mg.L-1, através de imersão basal rápida (5 segundos) e imediatamente colocadas para enraizamento em caixas plásticas contendo os três tipos de substratos em câmara de nebulização em regime intermitente. O ensaio foi realizado em duas épocas, sendo a primeira no verão e a segunda no outono. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo cada parcela composta por 10 estacas. Após 60 dias, foram avaliados os seguintes parâmetros: porcentagem de enraizamento; número de raízes por estaca; comprimento de raízes; porcentagem de estacas mortas e; peso de matéria fresca e seca das raízes. A partir dos dados avaliou-se o efeito dos fatores no enraizamento (substrato e preparo da estaca) através da análise de variância, e a comparação das médias foi realizada pelo teste de Tukey (p < 0,05). Pelos resultados obtidos, pôde-se concluir que: o substrato casca de arroz carbonizada foi o que apresentou os melhores resultados para os parâmetros avaliados; o emprego de lesão não resultou em benefícios para o enraizamento e; as estacas coletadas durante o outono apresentaram baixa porcentagem de enraizamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Ruffo Roberto, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto. Área de Fruticultura. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia. Caixa Postal 6001.86.051-990. Londrina, PR. Fone: (43) 371 4555.

Paulo Augusto Cicogna Paiolo, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Agronomia.

Caixa Postal 6001. 86.051-990. Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2009-04-29

Como Citar

Roberto, S. R., & Paiolo, P. A. C. (2009). Avaliação de técnicas para a multiplicação de estacas semilenhosas de aceroleira ‘Dominga’ (Malpighia emarginata D.C.). Semina: Ciências Agrárias, 23(2), 165–172. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p165

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.